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Como dormir com ciática e continuar a dormir bem?

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Escrito por

Consultor do sono

Imagem em destaque de como dormir com ciática.

17 de maio de 2024 8 min. de leitura

A dor ciática torna a vida difícil, mas existe uma posição de dormir que o ajudará a relaxar enquanto dorme. Tente encontrar um colchão suficientemente bom e utilize uma almofada para os joelhos ou uma almofada para o corpo para aliviar a dor e ter uma boa noite de descanso. Nós ajudamo-lo a aprender a dormir com ciática.

A doença é extremamente desagradável, pois limita os movimentos do doente. As dores podem aparecer quando se está sentado, mas a maior parte das vezes aparecem durante o sono. Aqui ficam algumas dicas para o ajudar a ter uma melhor noite de sono. Em primeiro lugar, certifique-se de que tem o colchão certo. Uma má escolha pode contribuir para o desconforto da ciática. Pode não ser o culpado direto, mas irá acentuar a dor.

A razão é uma postura corporal distorcida.
Nesse caso, opte por um colchão mais firme, que é recomendado para todas as dores que começam na zona lombar. Desta forma, obterá um apoio adequado para o corpo e reduzirá a pressão sobre o nervo, porque o corpo estará sempre numa posição natural durante o sono. Também é preferível dormir em posição fetal com uma almofada para os joelhos, porque assim mantém as ancas na posição correcta e a pressão sobre o nervo é reduzida.

Antes de mais, o que é a ciática?

O problema de saúde é reconhecido por uma dor aguda que se estende desde a zona lombar até aos pés, passando pelas pernas. As pessoas que apresentam estes sintomas têm um problema com o nervo ciático. Pode sentir-se ardor e formigueiro, e o sintoma mais grave pode ser considerado a perda da função nervosa. Manifesta-se durante algum esforço, bem como numa posição incómoda. Na maioria das vezes, aparece de repente.

Uma imagem de uma jovem rapariga que sofre de ciática.

A doença ocorre em resultado do desgaste diário das articulações. As camadas demoram muito tempo a desgastar-se e os sintomas estão ausentes até atingirem o próprio nervo. A dor causada por estas condições médicas pode facilmente perturbar o sono. Uma das soluções para o problema é a posição correcta durante o sono. A posição correcta do corpo alivia a dor e reduz a pressão sobre o nervo ciático.

A má posição do corpo exerce uma grande pressão sobre o sistema músculo-esquelético. É por isso que se recomenda dormir de lado com uma almofada debaixo dos joelhos, porque ao elevar a parte inferior do corpo, reduz-se a pressão. É também necessário escolher uma base mais adequada para esta posição, como uma almofada de firmeza média colchão.

Descobrir a razão da ciática

A dor ciática ocorre devido a uma irritação ou pressão no nervo ciático. Representa um conjunto de sintomas e é maioritariamente reconhecida pela dor numa perna. Pode também ser um sintoma de outras doenças que a causam. A genética tem uma grande influência, bem como o estilo de vida. Lesões, infecções, tumores e gravidez são outras causas potenciais.

Disco deslizante

Nos doentes mais jovens, a ciática está mais frequentemente associada a uma hérnia discal. Quando o conteúdo do disco sai pela fissura resultante, é exercida uma grande pressão sobre a raiz do nervo ciático. Este tipo de acidente resulta principalmente do levantamento frequente de cargas a partir de uma posição incómoda.

Nervo irritado

O nervo ciático é o maior nervo periférico do corpo, com a espessura do dedo mindinho nos seres humanos, e é formado por cinco ramos desde o nível da quarta vértebra lombar até à terceira vértebra sacral. Cinco raízes nervosas formam um grande nervo. A pressão e a inflamação dessa parte do ramo podem ocorrer em qualquer nível, e a causa pode ser de factores externos ou internos.

Vértebras

Uma ligeira instabilidade na zona das vértebras é um fenómeno normal na velhice. O problema ocorre quando o nervo ciático é comprimido entre duas vértebras. As alterações degenerativas do disco intervertebral ou a lesão da hérnia provocam uma pressão sobre a raiz nervosa.

Estenose espinal

A estenose espinal é uma doença em que certos espaços da coluna vertebral se estreitam. É este estreitamento que exerce pressão sobre a ciática. Esta condição ocorre devido ao desgaste da coluna vertebral, para o qual contribuem a idade e diversas influências externas. Para evitar a estenose espinal, é necessário trabalhar para reforçar e melhorar a densidade óssea.

Lesão dos nervos ciáticos

O levantamento de objectos pesados também pode ser um dos factores de risco. É por isso que é importante manusear sempre objectos pesados na posição correcta, especialmente se estiver lesionado. Outra causa pode ser estar sentado durante demasiado tempo e evitar qualquer atividade física. A obesidade e a má nutrição têm um impacto igualmente negativo. As lesões nervosas podem também ser o resultado de doenças como a diabetes.

Tumores

A massa cancerosa exerce pressão sobre o nervo ciático. Existem casos muito raros de tumores malignos da bainha dos nervos periféricos da coluna vertebral. Preste atenção à dor no pescoço e à fraqueza muscular, não deve negligenciar estes sintomas.

Qual é a melhor posição para dormir com ciática?

A intensidade da dor também é afetada pelo nível de pressão sobre os nervos. Por isso, recomenda-se dormir de lado, mas é importante que a coluna vertebral esteja na posição correcta. Para manter as ancas neutras, coloque uma almofada debaixo dos joelhos para os separar e alinhar a coluna vertebral. Isso também o ajudará a evitar dores nas ancas.

Os especialistas recomendam uma almofada para os joelhos com correia, porque a espuma viscoelástica adapta-se melhor ao seu corpo. Escolha uma de tamanho ajustável, pois assim terá a certeza de que é compatível com o seu corpo. Graças à correia, não moverá a almofada durante o sono e evitará que mude de posição. Se dormir de costas, coloque uma almofada debaixo dos joelhos e coloque-se numa posição confortável.

Como dormir com ciática?

Apenas a fase aguda da ciática dura várias semanas. Isto significa que precisa de uma solução rápida para dormir. Para conseguir um sono de qualidade, é necessário minimizar a dor. A adesão à terapia do médico não é suficiente. Deve prestar atenção aos seus hábitos de sono. Isto diz respeito, em primeiro lugar, às características da superfície em que dorme, bem como à almofada.

Uma imagem de uma mulher a dormir sobre o seu lado direito .

De seguida, considere as melhores posições para dormir. Dormir de costas também pode reduzir a pressão sobre o nervo, mas é necessário colocar uma almofada por baixo ou entre os joelhos. Isto é especialmente importante se sofrer de dores crónicas. Recomenda-se um banho quente antes de ir para a cama para aliviar os sintomas da ciática e ter uma boa noite de sono.

Assegurar o alinhamento da coluna vertebral

Uma das piores posições para dormir consiste em dormir de barriga para baixo com uma perna levantada. Assim, a coluna vertebral adapta-se à posição e sofre uma grande pressão. Uma posição correcta durante o sono reduz a possibilidade de potenciais problemas de saúde. Afecta o fluxo de sangue através do corpo, pelo que algumas partes do corpo são expostas a uma maior pressão.

uma imagem da ilustração do alinhamento da coluna vertebral do colchão Dormeo Octasmart Hybrid

Dormir de lado

Se quiser reduzir a pressão sobre a coluna lombar, durma de lado com os joelhos dobrados. Para tornar esta posição mais confortável, coloque uma almofada entre os joelhos. Dobrar os joelhos ajuda o corpo a reduzir a pressão sobre a coluna vertebral. É preferível dormir sobre o lado esquerdo se tiver problemas de azia ou se estiver grávida.

uma imagem de uma mulher a dormir de lado

Inclinar-se ligeiramente para a frente

É necessário assegurar uma boa posição da coluna vertebral e não exercer pressão sobre as articulações. Coloque uma almofada entre os joelhos para manter as ancas numa boa posição e incline-se ligeiramente para a frente. Mudar o hábito da posição de dormir é um processo a longo prazo, mas é necessário pelo menos um mês para as primeiras mudanças.

Uma imagem de uma mulher a dormir de lado com uma almofada para os joelhos.

Dormir de barriga para baixo se as costas doerem muito

Se não conseguir dormir de costas porque tem dores intensas, durma de barriga para baixo. Coloque uma almofada mais pequena por baixo da barriga ou das ancas. A cabeça não deve ser colocada demasiado alto. Os especialistas não recomendam esta postura, uma vez que a coluna vertebral sai da sua posição neutra. Desta forma, aumenta a pressão sobre o nervo e aumenta a intensidade da dor.

Uma imagem de um homem a dormir de barriga para baixo na sua cama.

Manter os joelhos elevados

Para manter as ancas numa posição neutra, é necessário manter os joelhos suficientemente elevados. Isto significa que a escolha da almofada para os joelhos é um fator muito importante. Escolha apenas enchimentos de qualidade, como a espuma viscoelástica. As suas características correspondem perfeitamente às necessidades da pessoa que dorme. De seguida, escolha a espessura adequada da almofada em função do seu peso.

Imagem de um homem a descansar o joelho numa almofada para joelhos.

Almofada entre os joelhos

Certifique-se de que posiciona corretamente a almofada para que esta não se mova durante a noite. Dependendo da sua posição de dormir, colocá-lo entre os joelhos ou abaixo deles. Compre um com uma alça ajustável, pois isso evitará que se mova durante a noite e evitará que mude a sua posição de dormir.

Leitura relacionada:

Porque é que a dor ciática piora à noite?

Os sintomas podem agravar-se durante a noite, e a razão é a grande pressão exercida sobre o nervo irritado. O principal responsável por esta situação é uma má posição de dormir. Na tentativa de descansar, a posição incorrecta do corpo apenas exerce uma pressão adicional sobre o nervo. Em muitas situações, é precisamente este mau hábito que é responsável pelo desenvolvimento do nervo. O nervo ciático é o nervo mais longo e mais espesso do corpo e parte da medula espinal, passa pelas ancas e nádegas e estende-se ao longo da perna. Se quiser minimizar a dor, procure uma posição de dormir que mantenha o alinhamento natural da sua coluna vertebral.

Conclusão

A dor ciática e as dores nas costas podem ter um efeito devastador na qualidade do sono. Os médicos aconselham os doentes a manterem a posição em que não têm dores ciáticas para poderem adormecer. A posição ideal é dormir de lado, no lado em que não há sintomas.

Desta forma, reduzirá a pressão sobre o nervo irritado. É importante colocar uma almofada de joelho entre os joelhos para manter a pélvis e a coluna vertebral numa posição neutra. Escolha uma almofada com uma correia, para evitar que a almofada se vire de lado durante a noite e se mova.

Deve sempre consultar um médico quando tem dores. Ele ou ela poderá recomendar analgésicos ou alguns cremes. Além disso, pode obter aconselhamento médico profissional para experimentar alguns tipos de massagem terapêutica ou visitar um fisioterapeuta para melhorar a sua ciática e, assim, promover a qualidade do sono.

Leitura recomendada:

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Sobre o autor

Alex Petrović
Consultor do sono
A Consultor do sono certificado pelo CPD com mais de 2000 horas de investigação sobre todas as diferentes formas de conseguirmos uma óptima noite de sono. Como antiga insone, sei como a vida pode ser difícil sem uma recuperação nocturna e adoro poder partilhar tudo o que aprendi com todos vós. Por isso, espero que todos possamos dormir descansados!
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